Workshop - Ciências nucleares e vida cotidiana: o que você opina, professor?

Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), em parceria com Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Centro de Estudo de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação da USP (CTS+i).

Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos que tem por missão promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. 

A alimentação é uma das grandes questões do nosso país, desde a produção, agricultura, transporte e armazenamento e técnicas de preservação, até questões econômicas e sociais como o combate ao desperdício e a segurança do alimento. Assim como a temática da geração de energia, que envolve consumo consciente, diversificação da matriz energética, fontes de energia limpas e sustentabilidade ambiental. Ambos os temas são amplamente trabalhados no currículo do Ensino Básico. 

Este workshop busca instrumentalizar os professores da educação básica, fomentando reflexões e diálogos relativos à compreensão das aplicações das ciências nucleares e sua articulação com a vida cotidiana, em especial a alimentação e geração de energia, ressaltando aspectos fundamentais da proteção às radiações.

Por meio de oficinas, palestras e visitas guiadas aos irradiadores, os professores construirão uma visão mais global e abrangente das ciências nucleares, um tema que permanece um mistério para grande parte da sociedade. Uma oportunidade para aproximar os alunos da realidade que os cerca, de forma contextualizada e significativa, articulando ciência e vida cotidiana, incentivando a pesquisa estudantil e o desenvolvimento tecnológico em nosso país.

Público-alvo

O público-alvo inclui:

  • professores do Ensino Fundamental II
  • professores do Ensino Médio
  • professores Coordenadores de Area

Objetivos do evento

Promover a comunicação com a sociedade: o evento visa instrumentalizar os participantes de forma contextualizada e significativa, propiciando-lhes, em especial:

  • A desmistificação das radiações ionizantes por meio da compreensão dos fundamentos da proteção e segurança radiológica.
  • A atualização profissional, capacitando-os com fundamentos técnicos e científicos acerca da irradiação de alimentos.
  • A compreensão mais aprofundada dos impactos da geração de energia nuclear nas esferas econômica e social no Brasil.
  • A ampliação dos horizontes tecnológicos, possibilitando discussões mais aprofundadas articuladas com o conteúdo escolar.
  • A promoção da informação correta propiciando a construção de opiniões próprias cientificamente embasadas.

Impulsionar o desenvolvimento tecnológico: o evento visa proporcionar uma visão ampla e geral para professores do Ensino Básico sobre as contribuições das técnicas nucleares em benefício da alimentação e geração de energia. Espera-se que ao final do evento os participantes tenham adquirido conhecimento para:

  • compreender a aplicação pacífica das radiações ionizantes e o papel da Proteção Radiológica na proteção e segurança dos indivíduos e meio ambiente;
  • reconhecer as técnicas nucleares como possibilidades viáveis e seguras para atender à emergência da demanda de segurança do alimento e combate ao desperdício em âmbito nacional;
  • avaliar a contribuição da geração de energia nuclear nos aspectos: diversificação da matriz energética, fontes de energia limpas e sustentabilidade ambiental;
  • refletir sobre o papel das ciências nucleares como um Tema Contemporâneo Transversal que integra a macroárea temática de Ciência e Tecnologia;
  • articular a temática das radiações ao currículo tradicional, de forma a fomentar nos alunos o interesse pela ciência e pelo desenvolvimento tecnológico, despertar a curiosidade sistemática, incentivar o questionamento reconstrutivo, levar o jovem ao desenvolvimento de novas competências e habilidades.

Proporcionar aperfeiçoamento profissional: O evento visa ainda oferecer uma oportunidade de formação continuada aos professores de ciências, física e química, assim como Professores Coordenadores de Área, multiplicadores da informação, oferecendo certificação com carga  horária de 9 horas. 

“Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) são assim denominados por não pertencerem a uma disciplina específica, mas por traspassarem e serem pertinentes a todas elas. Existem distintas concepções de como trabalhá-los na escola. Essa diversidade de abordagens é positiva na medida em que possa garantir a autonomia das redes de ensino e dos professores”. (Brasil, 2019 p.18) 

 

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