HOME»Newsletter SBPR»Newsletter SBPR - Outubro de 2021

Newsletter SBPR - Outubro de 2021

Atualidades

Red de Optimización de Protección Radiológica Ocupacional en Latinoamérica y el Caribe

A REPROLAM se define como uma regional ALARA que integra a plataforma ORPNET da AIEA. A rede foi oficialmente criada em julho de 2011, em reunião promovida no IRD, Rio de Janeiro. Seu objetivo é aproximar profissionais e entidades, promovendo cooperação e integração de conhecimentos e serviços especializados no campo da proteção radiológica ocupacional na América Latina e Caribe. 

Considerando que os países da América Latina têm interesses comuns para a harmonização e aplicação prática da otimização da proteção radiológica ocupacional, o comitê diretivo é composto necessariamente por profissionais de países distintos, eleitos periodicamente, além de representantes da AIEA. Atualmente a coordenadora da REPROLAM é a brasileira Dra. Helen Khoury, ex-presidente da SBPR.

Sob sua gestão, entre 2020 e 2021, apesar do momento sensível de isolamento social, muitas foram as contribuições da rede junto à comunidade latinoamericana. No ambiente virtual, a rede esteve representada e marcou presença em diversos eventos, como 49 Brazilian Congress of Radiology e IAEA Webinar: "TIPS AND TRICKS FOR INTERNAL DOSIMETRY PRACTICE IN OCCUPATIONAL RADIOLOGICAL PROTECTION". Ao longo de 2021, a REPROLAM foi protagonista na promoção de diferentes webinars, tais como: Security Evaluation in Installations and activities; Bases for Internal Occupational Dosimetry and Current Challenges in the Latin American Region e Use of Computer Dosimetry in Supporting Radiological Emergencies. Ainda, em outubro de 2021, a REPROLAM ofereceu o curso "Virtual course for on-site control of internal exposure to I-131 in Nuclear Medicine Services".

Maiores informações podem ser obtidas no website da REPROLAM. O idioma oficial do site é o espanhol e o usuário encontra os assuntos relacionados a cada uma das áreas temáticas contempladas pela rede, assim como acesso à visualização aos webinars, disponíveis em seu canal Youtube. Confira informações sobre solicitação de inscrição de pessoas ou instituições.

Eventos

SBPR representada no simpósio comemorativo dos 20 anos de criação do curso de Física Médica da Fundação Técnico Educacional Souza Marques

O Evento, promovido pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, ocorrerá no dia 27 de novembro e 11 de dezembro de 2021, na parte da manhã, com início às 9h00. A convite da  organização do evento, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica estará representada  neste prestigioso simpósio, por sua reconhecida trajetória no cenário nacional e internacional, considerando que a aproximação da SBPR com os profissionais da Física Médica, pode contribuir para a evolução da tecnologia da imagem no Brasil. Nesse contexto, o Dr. Josilto de Aquino, presidente da SBPR, participará desta importante iniciativa, conferindo uma palestra na mesa de abertura do evento sobre a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e sua importância no desenvolvimento da radioproteção no Brasil.

O Simpósio Comemorativo dos 20 Anos do Curso de Bacharelado em Física - com Ênfase em Física Médica - é aberto ao público em geral e será realizado no formato online. A organização do evento convida todos os radioprotecionistas a se inscreverem para esse importante momento de troca de experiências e aprendizado. As reconhecidas trajetórias dos Palestrantes Convidados, das Entidades Representativas das áreas correlatas e de nossos Representantes Legislativos, (convidados das esferas Municipal, Estadual e Federal) que participarão, são de grande relevância para os Pesquisadores e Profissionais da Física Médica, que incluem os atuantes em Radiologia (Médica, Odontológica, Veterinária como também da Indústria). Esta integração é fundamental para a evolução da tecnologia na Física Médica e na Radiologia no Estado do Rio de Janeiro, com projeção Nacional. A SBPR, em nome de todos os radioprotecionistas, parabeniza a iniciativa e nosso Diretor Tesoureiro, Lucas Gomes Padilha Filho, parte integrante da organização do Simpósio. Abaixo informações sobre participação no evento. 

Fique de olho na nossa  página de eventos e atualize sua agenda! Eventos são excelentes oportunidades de aprimoramento e atualização profissional. Neste mês de novembro, além do Simpósio Comemorativo dos 20 Anos do Curso de Bacharelado em Física, a comunidade terá também a oportunidade de inscrever-se para participar do INAC 2021 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), também na modalidade online, entre 29 de novembro e 02 de dezembro de 2021. E prepare-se desde já para os grandes eventos de 2022. O XII Congreso Regional IRPA de Protección Radiológica  y Seguridad Nuclear, com o tema "Protección Radiológica: Adaptandonos a nuevos escenarios", está previsto para acontecer de 23 a 27 de outubro de 2022. 

Entrevista

Dra. Maria da Penha, indicada pela SBPR, concorre ao Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, categoria Mulheres Cientistas

A nossa Newsletter trará mensalmente entrevistas nas diferentes áreas de interesse para os radioprotecionistas. Este mês entrevistamos a Dra. Maria da Penha Albuquerque Potiens,  Gerente do Centro de Metrologia das Radiações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN – CNEN). Conheça mais sobre essa destacada  pesquisadora e seu trabalho inovador que trouxe valiosa contribuição para a radioproteção e medicina no Brasil. 

DENISE LEVY: Dra. Maria da Penha, a senhora foi recentemente indicada pela SBPR a concorrer ao Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, categoria “Mulheres Cientistas”, promovido pela SBPC. Qual o seu percurso na metrologia das radiações ionizantes?

MARIA DA PENHA: Entrei na metrologia desde que me formei no Ensino Superior. Por indicação de um colega, procurei a Dra. Linda Caldas, que foi minha orientadora de mestrado e doutorado e desde então me dediquei à calibração. Fui bolsista e em seguida fui contratada. Fiz meu mestrado com raios-x de energias baixas, fiz uma câmara de ionização para essa faixa de energia, após o que tive a oportunidade de fazer estágio na Inglaterra. Concluí meu doutorado em 1999 e comecei a orientar em 2000. Em 2018, já com a carreira consolidada, fui convidada a assumir o cargo de Gerente do Centro de Metrologia das Radiações. Sempre me dediquei inteiramente à metrologia.

DENISE LEVY: Conte-nos um pouco sobre suas pesquisas precursoras e realizações inovadoras que trouxeram valiosas colaborações para a radioproteção e medicina no Brasil.

MARIA DA PENHA: Em termos de produção, trabalho no desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos de calibração e na construção de simuladores físicos para dosimetria. Com a conclusão de meu doutorado em 1999, nosso laboratório se tornou o primeiro no Brasil a implantar o método de qualidades de feixes de radiação para metrologia e calibração de instrumentos utilizados em radiodiagnóstico, baseado nas normas então vigentes. Com o decorrer dos anos, a pesquisa foi ampliada em termos de tecnologias e aplicações, principalmente após a publicação de novos protocolos específicos publicados pela AIEA. De acordo com novos protocolos internacionais, pude orientar alunos, capacitando equipes para o desenvolvimento de metodologias específicas para a calibração de instrumentos em mamografia, tomografia computadorizada, radiologia convencional e intervencionista. O trabalho inovador iniciado na década de 90, primeiramente com raios x para radioterapia de energia baixa, estendeu-se para radiodiagnóstico e atualmente para a medicina nuclear.

DENISE LEVY: Quais as missões e valores que regem o seu percurso profissional?

MARIA DA PENHA: Minha missão profissional é a missão do departamento: desenvolver métodos, difundir o conhecimento e servir à sociedade. Do lado pessoal, estudei em escola pública, sou funcionária de instituição pública e a transmissão do conhecimento, orientando alunos, formando e capacitando as novas gerações, é para mim algo muito importante, pois também são formas de retorno à sociedade. Para construir e devolver conhecimento, é necessário reconhecer o valor do trabalho conjunto e promover o compartilhamento do conhecimento.

Dra. Maria da Penha Albuquerque Potiens possui graduação em Ciências, Bacharelado em Física - Faculdades Oswaldo Cruz (1984), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é tecnologista pleno III da Comissão Nacional de Energia Nuclear, sendo Responsável Técnica pelo Laboratório de Calibração de Instrumentos e Gerente do Centro de Metrologia das Radiações do IPEN -CNEN/SP. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em metrologia das radiações ionizantes. A principal atuação está ligada ao desenvolvimento e atualização de métodos de calibração e controle de qualidade da instrumentação utilizada em procedimentos que envolvam a medição da radiação ionizante na área de radiodiagnóstico, radioproteção, radioterapia e medicina nuclear. Orientadora de mestrado e doutorado.

Seja um associado SBPR

Uma entidade técnico-científica para os radioprotecionistas

Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association  (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:      

  • Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins.
  • Promover a difusão dos critérios de radioproteção no que se refere ao emprego de fontes de radiações ionizantes nas diversas áreas.
  • Promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. 

Conforme estabelecido em assembleia de 08/12/20, a anuidade da SBPR tem redução de 25% para o ano de 2021. A nova  diretoria da SBPR propôs uma redução expressiva no valor da cota associativa uma vez que em 2020 a mesma havia sofrido um reajuste de 100% em relação ao ano anterior (valor para associados efetivos: R$60,00 em 2019 e R$120,00 em 2020). Na referida assembleia, o presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino explica aos presentes que:

  • Um valor menor de arrecadação seria suficiente para as necessidades financeiras da Sociedade.
  • A SBPR deve visar ações inclusivas para incentivar novos associados, assim como a permanência dos associados ao longo dos anos.

Após deliberação em assembleia, fica instituída a anuidade de R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes.

Salientamos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país. 

Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe

O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Alfredo Lopes Ferreira Filho e Nivaldo Carlos da Silva.

VEJA TODAS AS EDIÇÕES