No último bimestre, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica teve uma agenda intensa de participações, marcando presença em três importantes encontros: celebração de 68 anos da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Nuclear Legacy 2024 e Grupo Técnico de Comunicação Nuclear.
A cerimônia de comemoração pelo aniversário da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que completou 68 anos, se deu no Rio de Janeiro, no dia 31 de outubro. O evento foi marcado pela presença de autoridades, representantes das unidades administrativas e convidados de diferentes instituições e associações. Na ocasião, o presidente da CNEN Francisco Rondinelli, destaca as importantes contribuições da Comissão para o cenário científico nacional. Outro importante destaque foi a premiação CNEN 2024, a alunos e orientadores com pesquisas de destaque. O presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, Josilto de Aquino, esteve presente para prestigiar essa importante comemoração, reafirmando o compromisso da SBPR com o trabalho conjunto para o desenvolvimento científico e fortalecimento da proteção radiológica em nosso país.
A Nuclear Legacy é um importante evento promovido anualmente pela ABDAN, celebrando a um só tempo história e inovações da área nuclear. A edição de 2024 aconteceu no Rio de Janeiro, reunindo grandes personalidades do setor. A programação foi marcada pela entrega de honrarias e medalhas, destaques a importantes acordos de cooperação e painéis que reforçaram a importância do protagonismo da nuclear diante dos desafios climáticos e da busca de uma matriz energética considerada limpa. A diretoria executiva da SBPR esteve representada neste importante evento, com a presença de seu presidente Josilto de Aquino e secretário geral João Carlos Videira José (Catalão).
Finalmente, a SBPR esteve também representada no Grupo Técnico de Comunicação Nuclear, coordenado pela Secretaria de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O grupo reúne mensalmente representantes institucionais como CNEN, Eletronuclear, Marinha do Brasil, INB, Nuclep e Amazul, entre outras, além de representantes da academia e de entidades representativas, como é o caso da SBPR.
O grupo tem como missão criar estratégias de comunicação inovadoras para desmistificar o uso da energia nuclear e destacar seus benefícios para a sociedade, promovendo uma visão moderna e positiva da tecnologia nuclear, combatendo preconceitos históricos, e posicionando a energia nuclear como uma aliada no desenvolvimento sustentável. A SBPR orgulha-se de tomar parte mais esta importante iniciativa em prol da comunicação social. Cabe lembrar que, desde 2024, a SBPR participa da Rede de Comunicação do Setor Nuclear, promovida pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), representada por nossa diretora de comunicação institucional, Denise Levy.
Foto: (1) Josilto de Aquino e Francisco Rondinelli durante comemoração do aniversário da CNEN. (2) Josilto de Aquilo e Catalão, respectivamente presidente e secretário da SBPR, no Nuclear Legacy.
A 7ª edição da International Joint Conference RADIO (RADIO 2024) foi realizada entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro. A conferência foi presidida por Alfredo Lopes Ferreira Filho e contou com 407 participantes, com representações de diferentes estados do Brasil, além de representantes estrangeiros, vindos da Europa, África e América Latina.
O evento contou com o apoio institucional de prestigiosas organizações internacionais, como a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Em âmbito nacional, destacamos o apoio da CNEN, grande parceira no incentivo à participação de seus servidores neste importante evento, como palestrantes ou participantes na apresentação de pesquisas inovadoras de grande interesse para a comunidade da proteção radiológica em nível nacional.
A RADIO 2024 contou com 8 sessões plenárias, 27 mesas redondas, 6 cursos de atualização profissional e a apresentação de 200 trabalhos aprovados nas diferentes áreas temáticas, com destaque para o grande número de pesquisas sobre Radiação-Natural e NORM; Educação, Gestão do Conhecimento e Comunicação com a Sociedade; Metrologia das Radiações Ionizantes; Proteção Radiológica e Medicina; Reatores e Tecnologia de Materiais; e Radioproteção Ocupacional. As apresentações proporcionaram uma rica visão de contribuições significativas para a Proteção Radiológica, destacando inovações, tendências, metodologias e práticas transformadoras, fomentando discussões aprofundadas e inspirando futuras pesquisas.
Destacamos nesta Newsletter a participação de duas dezenas de pós-graduandos, de diferentes institutos, que contribuíram como voluntários, em tempo parcial, como apoio operacional do evento. Esta foi uma ação cidadã da RADIO 2024, proporcionando a inclusão de estudantes interessados que tiveram acesso ao evento. Os estudantes tiveram assim uma rica oportunidade de aprendizado e crescimento, com a possibilidade de assistir às palestras de seu interesse, bem como a interagir com palestrantes e demais pesquisadores.
A RADIO agradece a todos e cada um dos palestrantes e participantes, assim como os patrocinadores, cujas participações garantiram o sucesso da RADIO 2024. A Conferência Conjunta cumpre, mais uma vez, seu propósito de realizar o maior congresso de proteção radiológica em nível nacional, promovendo um rico fórum de troca de experiências relacionadas à aplicação das radiações ionizantes na indústria, na medicina e na pesquisa. O livro de resumos com os trabalhos aprovados está disponível no website da SBPR.
Por ocasião da RADIO 2024, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária SBPR, atendendo às disposições estatutárias da Sociedade que estabelece que a assembleia deve se reunir em data e local de evento científico promovido pela SBPR. Neste ano de 2024, dentre outros itens da pauta, foram eleitos os membros da diretoria executiva, para gestão 2024 a 2026: Josilto de Aquino, Pablo Grossi, João Carlos Videira José e Samir Torres. As diretorias temáticas permanecem as mesmas, reafirmando seu compromisso com a SBPR, assim como as diretorias regionais, que representam a Sociedade nos diferentes estados do Brasil.
A novidade nesta nova gestão é a criação da SBPR JOVEM, liderada pela estudante da UFMG, Marcela de Morais Freitas, que no último ano desempenhou uma trajetória de contribuições para SBPR, FRALC e comitês estudantis de importantes eventos, como o Seminário sobre Operações Seguras em Radiografia Industriais (realizado no IPEN) e International Joint Conference RADIO 2024 (promovido pela SBPR).
A gestão 2024-2026 estará especialmente empenhada em intensificar os canais de comunicação com a comunidade radioprotecionista, por meio das redes sociais, de newsletters enviadas por email e de sua página oficial. É nosso objetivo estreitar laços com nossos associados, fortalecer parcerias com outras organizações científicas, ampliar nossa atuação em âmbito nacional e ser referência na promoção do conhecimento em nível internacional.
Foto: Marcela de Morais Freitas, líder da SBPR Jovem
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Para incentivar e possibilitar a associação de todos os radioprotecionistas, em 2024 a SBPR mantém o mesmo valor de anuidade dos anos anteriores, a saber: R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Lembramos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Manoela Menezes e Marcela de Morais.