A gestão da SBPR (2024-2026) está dedicada a fortalecer a comunicação com toda a comunidade radioprotecionista. Desde outubro de 2024, intensificamos nossa presença nas redes sociais para oferecer conteúdo relevante e atualizado.
As postagens da SBPR são cuidadosamente elaboradas para atender aos mais diversos públicos, incluindo universitários, pós-graduandos, técnicos e profissionais atuantes em diferentes áreas. Postagens semanais no Facebook e Instagram movimentam nossas redes evidenciando o engajamento e interesse da comunidade.
A título de exemplo, dentre as postagens de janeiro, selecionamos 5 publicações para você conferir:
Esperamos que nossos associados sejam parte desse processo, desenvolvam um papel protagonista e atuem como multiplicadores de conhecimento. Inscreva-se em nossos canais, siga a SBPR e compartilhe nossas publicações!
Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2024, a SBPR esteve presente no II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação no Setor Nuclear (TINS 2024), realizado na UFRJ. O evento, realizado na modalidade híbrida, contou com mais de 3 centenas de participantes. O TINS 2024 foi um espaço de apresentação e discussão sobre os aportes do setor nuclear para diferentes demandas da sociedade, como medicina, geração de energia e segurança alimentar.
O TINS 2024 desmistificou conceitos sobre a tecnologia nuclear e inspirou jovens ao apresentar suas diversas aplicações transformadoras. O congresso contou com palestras, oficinas e discussões que aproximaram a academia, a indústria e formadores de políticas públicas, criando um ambiente enriquecedor de aprendizado e inovação.
Um dos grandes destaques foi a participação de estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro, que tiveram a oportunidade de explorar o universo da tecnologia nuclear. Alunos de Ensino Médio com seus professores lotaram o auditório. Quatro escolas públicas do Rio de Janeiro se inscreveram para o evento e a organização espera dobrar esse número para a próxima edição do Congresso! A presença dos jovens e seus professores foi fundamental para fortalecer a conexão entre ciência, sociedade e educação.
A SBPR parabeniza a Profa. Dra. Inayá Lima pela importante iniciativa e pela cuidadosa organização que fizeram deste evento um sucesso. O evento foi uma realização da UFRJ. A parceria entre a UFRJ, a SBPR e a Amazul foi essencial para a comunicação da Tecnologia Nuclear junto às escolas participantes. Espera-se que a ação gere um impacto positivo no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e possa inspirar novas gerações a seguirem carreiras científicas e tecnológicas.
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Para incentivar e possibilitar a associação de todos os radioprotecionistas, em 2024 a SBPR mantém o mesmo valor de anuidade dos anos anteriores, a saber: R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Lembramos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Manoela Menezes e Marcela de Morais.