A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) realizou em dezembro de 2023 a Assembleia Geral Ordinária, evento realizado anualmente, conforme prevê seu estatuto. A Assembleia Geral é o órgão deliberativo mais alto de uma associação, tendo competência para votar sobre todas as decisões e definir o curso das ações que estejam dentro da missão e objetivos da associação. É de suma importância a participação dos associados, pois a AG elege e destitui administradores, aprova contas e tem competência, inclusive, para alterar o estatuto. Para conhecimento de todos, foram deliberados e votados na última assembleia da SBPR:
A assembleia é uma oportunidade da comunidade se fazer ouvir, trazer suas expectativas e suas necessidades. Evidentemente, escutando seus associados a SBPR já está elaborando um ano com muitas ações que venham ao encontro das expectativas dos seus associados. A SBPR convida a comunidade sempre à participação ativa, inscrevendo-se na Sociedade, propondo temas de debate, participando da criação de novos grupos de interesse, divulgando a SBPR em seu entorno profissional. A SBPR é uma sociedade em permanente construção e a participação da comunidade é determinante no desempenho da entidade e em sua capacidade de atuar sempre mais e melhor.
O IX Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ocorreu em Coimbra entre 11 e 15 de dezembro de 2023. O evento foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações e a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica. Com a participação ativa de Portugal, Brasil e Moçambique, o evento contou com cursos de atualização e visitas técnicas, além de mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos em 13 áreas temáticas sobre proteção radiológica.
O Brasil, mais uma vez, demonstrou sua representatividade, com participantes de diversos estados, além da diretoria da SBPR, com a presença de nosso presidente, Josilto de Aquino, a vice-presidente Kenia Mares e a diretora de comunicação institucional, Denise Levy, além de Fernando Lima, representando a BJRS. A SBPR teve participação em diversas conferências e mesas redondas, e mostrou-se protagonista na temática da Comunicação em Proteção Radiológica, apresentando temas precursores como a radiofobia em radiografia industrial e ações de comunicação com os diversos segmentos de público na sociedade.
A foto desta matéria traz alguns dos brasileiros que fizeram parte de nossa delegação e brilharam em Portugal, demonstrando a qualidade do trabalho, pesquisas e inovações do nosso país. Clique aqui para conferir a versão preliminar do livro de resumos, organizado por Bernardo Dantas, Alfredo Lopes, Denise Levy, Fernando Lima e Luis Neves. E confira neste link o vídeo com os melhores momentos do evento.
Recém criado no Facebook, o Grupo “Clube do Livro sobre Radiações e Proteção Radiológica” tem por objetivo a troca de experiências de leitura e recomendações de autores e livros novos ou antigos, relacionados à ampla temática das radiações ionizantes e não ionizantes, abarcando temas afins como física médica, energia nuclear e física nuclear entre outros. A ideia é a formação de uma comunidade viva e comunicativa, leitora e protagonista. Como funciona? O grupo é formado por participantes de toda a América Latina, que podem postar em português ou em espanhol as capas e comentários dos livros indicados. Espera-se que o autor da postagem traga comentários sobre os diferenciais do livro indicado, compartilhando ideias e incentivando a leitura.
A iniciativa foi bem aceita na comunidade e em menos de uma semana o grupo já conta com mais de 80 integrantes! O grupo foi criado por Eduardo Medina Gironzini, presidente da Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC) e é moderado conjuntamente com Denise Levy, diretora de comunicações da SBPR e da FRALC. Clique aqui e inscreva-se hoje mesmo. Divulgue e incentive a participação dos seus colegas. Boas ideias merecem ser compartilhadas.
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Para incentivar e possibilitar a associação de todos os radioprotecionistas, em 2024 a SBPR mantém o mesmo valor de anuidade dos anos anteriores, a saber: R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Lembramos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Kenia Mares e Catalão.