logo_radio

International Joint Conference

RADIO 2024 

14 a 18 de outubro de 2024

Segurança Radiológica na Era da Informação: 

estabelecendo adequados processos de comunicação

X Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

X Congresso Internacional de Radioproteção Industrial

X Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI)

VIII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica

II Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear

International Joint Conference RADIO 2024

O presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino, tem a honra de anunciar a realização da 7ª edição da International Joint Conference RADIO, a RADIO-2024. Além do VIII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, a Conferência Conjunta incluirá nesta Edição o X Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI), fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). No âmbito da Conferência também teremos a décima edição do Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, organizado alternadamente no Brasil e em Portugal em parceria com a Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (SPPCR), o X Congresso Internacional de Radioproteção Industrial, em parceria com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), e o II Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear,  em conjunto com a Women In Nuclear Brazil (WIN-Brasil), uma rede impulsionadora de mulheres brasileiras do setor nuclear e das radiações, contribuindo para sua participação plena nas instâncias técnico-científicas e gerenciais, visando a construção de uma percepção positiva das ciências nucleares.

Como nas versões anteriores, a organização conjunta da Conferência parte da ideia de que o fortalecimento de uma cultura de proteção e segurança radiológica passa pela criação de oportunidades de diálogos construtivos entre todas as partes interessadas, envolvidas em atividades relacionadas à radiação, incluindo especialistas em proteção radiológica, físicos, médicos, bem como projetistas e fornecedores de equipamentos. 


Será um encontro destinado a realizar debates e promover a troca de experiências relacionadas à aplicação das radiações ionizantes na indústria, na medicina e na pesquisa.  E, mais uma vez, trata-se de um encontro oportuno, dada a adoção de um Novo Marco Regulatório no país, com os preparativos para a nova Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) e o término da Consulta Pública que discutiu a nova Norma CNEN NN 3.01, tratando dos Requisitos Básicos de Radioproteção e Segurança das Fontes de Radiação Ionizante. E não podemos esquecer que as normas de Segurança e Proteção Radiológica e as Recomendações Internacionais mencionam sempre a necessidade de periódica reciclagem dos conhecimentos dos que atuam no Serviço de Radioproteção das empresas e instituições. 


Paralelamente à Conferência serão realizados minicursos que visam proporcionar a atualização profissional em diferentes temas ligados à área de radioproteção. Além da exposição de produtos e serviços de empresas da área, o programa do evento consistirá em conferências, mesas redondas, sessões temáticas com apresentação de trabalhos e sessão de posters. Como nas edições anteriores, além de representantes da IRPA e da FRALC, a conferência contará ainda com a participação de destacados palestrantes, dado o tradicional apoio de organizações como a AIEA, a OPAS e a OMS. 


Ressaltando o viés acadêmico de uma sociedade científica como a SBPR, teremos mais uma importante oportunidade para publicação de artigos científicos, normalmente exigidos e valorizados pelos Programas de Pós-Graduação. O Brazilian Journal of Radiation Sciences, revista científica de acesso aberto diamante, revisada por pares e editada pela SBPR desde o IRPA Regional de 2013, publicará um número especial com uma seleção de trabalhos científicos apresentados durante a Conferência, desde que submetidos posteriormente à revista sob a forma de artigo completo. Considerado de excelência nacional, anteriormente de classificação A2 apenas para a área Interdisciplinar, passou ao conceito B1 no novo Qualis Periódico da CAPES em todas as áreas do conhecimento (Qualis único), o que reforça seu caráter multi e interdisciplinar.


Por último, gostaríamos de ressaltar o papel de uma sociedade técnico-científica nas lutas por melhores políticas no País. Segundo Cláudia Linhares Sales, Secretária-Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entidade da qual a SBPR faz parte, é a articulação com sociedades científicas afiliadas que garante a força das demandas da academia ao longo das décadas. É com base na necessidade de valorização e fortalecimento dessas organizações que contamos desde 2014 com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) - Lei 13.019/2014. 


Associados da SBPR e parceiros poderão se beneficiar de inscrições com tarifas reduzidas. Não seja um cientista isolado em uma dada instituição. Aproveite sua sociedade científica (a scientific professional society) para avançar em sua carreira. Ela é uma fonte de novas ideias e de aprendizagem ao longo da vida profissional, abrindo oportunidades para estudantes e pesquisadores. Definimos uma sociedade científica (também referida frequentemente como uma sociedade acadêmica) como uma associação de pessoas que se reúnem para promover o progresso numa área tecnológica ou científica específica e para facilitar a interação de pessoas interessadas a nível regional, nacional ou internacional. Tornar-se membro de uma sociedade científica traz inúmeros benefícios para a carreira acadêmica, especialmente para os jovens discentes, além de ser uma importante evidência de compromisso com a comunidade científica. Ser membro de uma sociedade científica mantém você atualizado sobre o que está acontecendo em seu campo de pesquisa, bem como futuras oportunidades de emprego e/ou financiamento, como os disponibilizados pelas agências de fomento, descontos em conferências científicas e, claro, oportunidades de networking e colaboração, expandindo sua rede profissional.


Se você é membro da SBPR, você é membro da IRPA, uma voz potente para as disciplinas relacionadas às aplicações das radiações ionizantes, que necessariamente precisam garantir segurança e proteção. Pomos ênfase na inclusão e na diversidade, incluindo a diversidade geográfica, de género e de estágio de carreira.  Além de Secretaria da Mulher e do Jovem Radioprotecionista, a SBPR já conta com Secretarias Regionais no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, São Paulo, Poços de Caldas, Goiânia, Recife, Curitiba, Teresina, Resende e Salvador.

Nosso propósito e aspirações, como sociedade de profissionais, incluem o fortalecimento de uma cultura de segurança e a melhoria da Proteção Radiológica, como disciplina científica, nas diversas aplicações das radiações na medicina, na indústria, na agricultura e na pesquisa, através da defesa pública e da representação perante autoridades governamentais, e da promoção de redes, partilha de informações, orientação, oportunidades de carreira, formação de liderança e desenvolvimento profissional.

Apoio