A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica (associação civil) sem fins lucrativos, filiada à SBPC, à International Radiation Protection Association (IRPA) e à Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). A IRPA é a voz internacional da proteção radiológica, da qual fazem parte as sociedades oficiais de cada país. Seu principal objetivo é promover contatos e a cooperação internacional entre profissionais da proteção radiológica, incluindo aspectos relevantes da ciência, da medicina, da engenharia, da tecnologia e do direito, no esforço de proteger as pessoas e o meio ambiente dos efeitos adversos causados pelas radiações ionizantes e não ionizantes, incentivando as boas práticas e a aplicação dos mais altos padrões de conduta profissional, habilidades e conhecimentos para benefício dos indivíduos e da sociedade. A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica foi fundada em Assembleia realizada no Auditório da Academia Brasileira de Ciências em 09/12/1986 e é a entidade que representa a comunidade de radioprotecionistas junto à IRPA. Se você é membro da SBPR, você é membro da IRPA. Até o ano de 2016, a SBPR sempre esteve devidamente representada na IRPA, com suas anuidades em dia.
Entretanto a partir de 2017, a diretoria anterior deixou de honrar o pagamento das anuidades e a SBPR ficou em débito com a IRPA desde então. Embora constasse, no website oficial, ser a SBPR uma associação afiliada à IRPA, diante da comunidade internacional, o Brasil - durante 4 anos - acumulava pendências financeiras. Coube à atual gestão sanar a dívida que se acumulou de 2017 a 2021. Para além da obrigação de quitar suas dívidas, o fato foi uma conquista que só pôde ser concretizada no segundo semestre do corrente ano. Um trabalho em equipe que envolveu a diretoria da SBPR em todas as suas instâncias, uma vez que tal movimentação só seria possível depois de sanados os graves entraves legados à atual gestão, dentre os quais:
A SBPR comunica aos associados que todas as pendências supramencionadas foram devidamente resolvidas, assim como a quitação da dívida junto à IRPA, no valor de U$ 2,170.00, perfazendo um total de R$14.013,28 (anuidades + tarifas bancárias + impostos). A SBPR orgulhosamente volta a representar o Brasil junto à IRPA, integrando diversos grupos de trabalho, dentre os quais: IRPA Task Group (TG) on the Review of the System of Radiological Protection; representação para o International IRPA em Orlando e grupo de trabalho sobre as radiações não ionizantes. A SBPR tem todo o interesse em tomar parte e se fazer representar frente a importantes iniciativas internacionais e nacionais. Em âmbito internacional, junto à FRALC, Fernando Lima, reeleito para o Conselho Deliberativo da associação, representou a SBPR na atualização do Estatuto da Federação. No Brasil, a SBPR tem acordos celebrados com o CNPq, a ABENDI, a SBPC e a CNEN. Recentemente foi renovado o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM). A atual gestão retomou a cooperação com a Sociedade Brasileira de Metrologia apoiando a realização periódica do Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, presidido pelo Dr. José Guilherme Peixoto, membro da nossa Diretoria. Números especiais da nossa revista científica, Brazilian Journal of Radiation Sciences, são dedicados ao evento. Estamos desenvolvendo tratativas de cooperação junto ao CONTER. A SBPR foi convidada à participar de grupo de trabalho da FUNDACENTRO para revisão de Norma ABNT. Assim a proatividade torna-se uma marca da atual gestão e a SBPR se esforçará para representar seus associados sempre mais e melhor.
Um dos objetivos da SBPR no campo da educação é promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. Nesse sentido, os eventos são importantes oportunidades de atuação, reforçando o compromisso da SBPR de se fazer representar como uma sociedade viva e sempre ativa. Em um ano da atual gestão, a SBPR foi apoiadora institucional de importantes iniciativas programadas para a comunidade de radioprotecionistas, tais como: o Terceiro Simpósio de Radônio (previsto para 2022), o SIEN/ENCOM (promovido pela Casa Viva e realizado em agosto de 2021) e o Stand Up for Nuclear Brazil (promovido pela Woman in Nuclear Brazil e realizado entre agosto e setembro de 2021), com a participação de membros da Direção da SBPR. A entidade também vai marcar sua cooperação com o First Latin-American Congress on Solid State Dosimetry and Radiation Measurements (realizado em setembro de 2021), publicando um número especial de seu periódico Brazilian Journal of Radiation Sciences, dedicado aos artigos advindos deste importante evento.
A participação em eventos deu-se pela organização de cursos e palestras tanto para a comunidade científica, como para a sociedade em geral. A SBPR foi representada em dois importantes eventos promovidos pela Casa Viva em 2021: Irradiação na Agricultura e Pecuária (realizado em março de 2021) e XII SIEN/ENCOM (realizado em agosto de 2021), este último com mais de 800 participantes. Em ambos os eventos, a SBPR marcou presença ministrando palestras nas mesas de comunicação com a sociedade. Efetivamente, a SBPR vem investindo na disseminação do conhecimento para além da comunidade científica: em setembro de 2021, por ocasião da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPR promoveu um curso de Física Nuclear Básica para Jornalistas. O curso, dividido em 4 módulos abordou os principais aspectos da radioproteção e segurança e foi ministrado pelos doutores Alfredo Lopes Ferreira Filho, Ricardo Tadeu Lopes e Denise Levy. Uma excelente oportunidade para abordar o papel do jornalismo científico e a importância da SBPR como sociedade científica independente.
A SBPR promoveu ainda o Seminário Sobre Irradiação de Alimentos - Tecnologia e Inovação na Mesa dos Brasileiros, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sua Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO). O evento contou com o apoio institucional da EMBRAPA, da CNEN, do IPEN, do IRD, do CRCN-NE, da ABENDI e do Woman in Nuclear - Brazil. Entre os dia 14 e 15 de setembro, o seminário contou com 1.413 inscritos, incluindo técnicos, profissionais e estudantes das áreas das aplicações das radiações ionizantes; profissionais e estudantes da área de alimentos; profissionais da indústria e do agronegócio; e servidores dos órgãos reguladores e fiscalizadores do Brasil. Para os profissionais e estudantes da área nuclear, o evento foi uma oportunidade de formação continuada, levando ao público uma programação completa e diversificada. O seminário temático, articulando proteção radiológica à técnica da irradiação de alimentos, serviu de modelo para que a SBPR possa, no futuro, estender a outras aplicações das radiações ionizantes. Afinal, o desenvolvimento de uma cultura de proteção envolve a participação de todas as partes interessadas. A SBPR entende que no mercado de trabalho, a constante atualização profissional é fundamental para maximizar o desempenho e possibilitar o crescimento profissional. Nos próximos meses é intenção da atual gestão promover webinars temáticos abarcando diferentes áreas de atuação, de forma a tornar a entidade reconhecida por sua independência, como membro ativo da sociedade civil organizada.
A gestão 2020-2022 da SBPR, sob a liderança de seu presidente Josilto de Aquino, busca trabalhar de forma proativa e articulada, prezando a comunicação e a transparência diante da sociedade, de seus associados e de toda a comunidade de radioprotecionistas. A atual gestão investe na constante comunicação em todas as esferas: website para informações pontuais aos associados; redes sociais para novidades de interesse dos radioprotecionistas; e a revista científica BJRS, uma referência para a comunidade acadêmica. Em relação ao website, foi retomada a tradicional Newsletter da SBPR, que havia sido paralisada desde 2017. Este veículo de comunicação traz todos os meses um tema de atualidade, um evento de interesse e uma entrevista, abordando temas inéditos, cada vez com um novo entrevistado, visando valorizar seus associados e fomentar sempre novas reflexões a todos os leitores. A SBPR incentiva os associados a participarem ativamente da Newsletter, enviando sugestões de temas e entrevistados. Em relação às redes sociais, a SBPR atua fortemente via linkedin e pelos seus canal Facebook SBPR e canal Facebook Radioprotecionistas. No canal radioprotecionistas são postadas novidades que incluem atualidades, artigos, eventos e cursos das mais diversas especialidades. Com aproximadamente 2 mil integrantes de diferentes áreas de atuação, o canal tornou-se uma rede informal de relacionamento, permitindo postagens do público inscrito e possibilitando a cada participante ampliar seu repertório de informações, assim como seus contatos profissionais. Todos os radioprotecionistas são convidados a participar!
No quesito comunicação e desenvolvimento profissional, uma das mais importantes formas de expressão da comunidade científica nacional e internacional, são os periódicos consolidados por sua qualidade e excelência. A SBPR, por meio de seu periódico científico Brazilian Journal of Radiation Sciences, oferece à comunidade um meio de publicação de pesquisas, promovendo a transmissão do conhecimento e o desenvolvimento acadêmico de milhares de leitores. Com efeito, a BJRS obteve classificação A2 na área interdisciplinar no quadriênio 2013-2016. Em fevereiro de 2021, a revista BJRS já contava com 17.046 leitores cadastrados. Estamos empreendendo todos os esforços para que o periódico continue sempre valorizado no meio acadêmico. Durante este último ano, temos trabalhado fortemente pela internacionalização do corpo editorial da revista e na atualização do sistema, acompanhando as exigências e recomendações internacionais, visando melhor classificação e indexação dos artigos publicados. A BJRS é uma revista criada em 2013 pela SBPR, uma importante conquista para todos os radioprotecionistas! Seguimos trabalhando em benefício dos nossos associados!
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada à International Radiation Protection Association (IRPA) e à Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Conforme estabelecido em assembleia de 08/12/2020, a anuidade da SBPR teve redução de 25% para o ano de 2021. A nova diretoria da SBPR propôs esta expressiva redução no valor da cota associativa, uma vez que em 2020 a mesma havia sofrido um reajuste de 100% em relação ao ano anterior (de R$60,00 em 2019 para R$120,00 em 2020, para associados efetivos). Na referida assembleia, o presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino explicou aos presentes que:
Após deliberação da assembleia, ficou instituída a anuidade de R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes.
Salientamos, portanto, que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Alfredo Lopes Ferreira Filho, Nivaldo Carlos da Silva e João Carlos Videira José (Catalão).