HOME»Newsletter SBPR»Newsletter SBPR - Agosto de 2014

Newsletter SBPR - Agosto de 2014

International Joint Conference - RADIO 2014

25 a 29 de agosto em Gramado (RS)

A International Joint Conference RADIO 2014 reunirá em Gramado (RS) profissionais ligados à Proteção Radiológica em um encontro destinado a realizar debates e promover a troca de experiências relacionadas à aplicação das radiações ionizantes na indústria, na medicina e na pesquisa. Além das palestras e mesas redondas, visando colaborar para a formação continuada dos mais de 500 inscritos cadastrados,  palestrantes nacionais e internacionais unem seus esforços para oferecer 11 cursos de atualização sobre diversos temas de interesse para a comunidade. Confira alguns deles.

Proteção Radiológica na Segurança do Trabalho
Palestrante: Alexandre Bacelar (HCPA)
Quinta-feira 28/08 e sexta-feira 29/08 

PET e Imagens Híbridas 
Palestrante: Michel Koole (ministrado em inglês) 
Terça-feira 26/08 a quinta-feira 28/08 
8h00 - 9h30

Segurança em Radioterapia
Palestrante: Gustavo Sanchez (ministrado em espanhol)                
Quinta-feira 28/08 e sexta-feira 29/08                                            
8h00 - 9h30  

Planejamento ALARA - da Teoria à Prática  
Palestrante: Marcos do Amaral (Eletronuclear)  
Terça-feira 26/08 e sexta-feira 29/08                                                                            
8h00 - 9h30.

Inscreva-se já e garanta sua inscrição. Inscrições realizadas no local ficam sujeitas a disponibilidade de vagas.
Confira outras opções de cursos em: http://www2.sbpr.org.br/radio2014/
Confira também a programação preliminar: http://www2.sbpr.org.br/radio2014/programaPreliminarPT.pdf

ResearchGate

Uma ferramenta de pesquisa para a comunidade científica

Criado em 2008, o ResearchGate é um portal para pesquisadores e cientistas pertencentes a diversas áreas do conhecimento. O acesso é gratuito e além das pesquisas aos documentos científicos disponibilizados, o usuário conta com um fórum, discussões metodológicas e grupos de troca. Mais de um milhão de pesquisadores de diversos países já utilizam a ferramenta.

O motor de busca promove pesquisas simultâneas nos recursos da rede interna e bases de dados bibliográficas, além de oferecer pesquisas por similaridades,  no intuito de auxiliar os usuários a encontrar  documentos relacionados aos assuntos pesquisados. O site facilita a interação com outros pesquisadores e cientistas e acesso a recursos relacionados com temas de interesse do pesquisador. O site atribui ainda pontuação para os pesquisadores inscritos, com base na produção individual e na interação com outros participantes da rede.

Conheça e use esta importante ferramenta: http://www.researchgate.net/

Eletronuclear e CAPES concedem 32 bolsas de estudo

Para pesquisas relacionadas à produção nuclear

Pelo segundo ano consecutivo a Eletronuclear firmou acordo de cooperação junto à Capes para a concessão de 32 bolsas de estudo para pesquisas relacionadas à produção de energia nuclear. Foram definidas como áras de intresse: física de reatores; monitoração e diagnóstico de centrais; engenharia/gerenciamento do combustível; termo-hidráulica; segurança de instalações nucleares/análise de acidentes; mecânica estrutural aplicada a instalações nucleares; processo de extensão da vida útil de instalações nucleares; materiais de interesse nuclear; rejeitos radioativos e engenharia de fatores humanos aplicada a instalações nucleares.

O foco do acordo assinado entre Eletronuclear e CAPES está no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e cinco projetos para pesquisa relacionada à produção nuclear já foram aprovados. São eles:

  • Estudos de Limites Termo-Hidráulicos para Análise e Projeto de Varetas de Combustível de Reatores Nucleares, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN);
  • Validação e Quantificação de Incerteza em Códigos de Cálculo de Queima, da UFMG;
  • Desenvolvimento de Aerogéis de Oxidos Metálicos para imobilização de Rejeitos Radioativos, da Universidade Federal de    Santa Catarina (UFSC) e do IPEN;
  • Segurança Ambiental em Instalações Nucleares Utilizando Lasers, do IPEN;
  • Monitoramento e Diagnóstico de Centrais Nucleares com Reatores PWR com a Utilização da Ferramenta de Análise Energética dos Sistemas de Operação, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Informe-se e apresente o seu projeto! Serão priorizados os projetos de pesquisa relacionados às plantas nucleares com reatores do tipo PWR, a mesma tecnologia utilizada nas usinas brasileiras.

Leia a matéria completa em: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=17515&id_secao=4

Seja um associado SBPR

A SBPR é uma instituição científica e de representação profissional

Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).

Fundada em 1986,a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association  (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:      

  1. Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins.
  2. Promover a difusão dos critérios de radioproteção no que se refere ao emprego de fontes de radiações ionizantes nas diversas áreas.
  3. Promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. 

O presidente da SBPR, José Marcus de Oliveira Godoy, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Alfredo Lopes Ferreira Filho, Alexandre Bacelar, Josilto de Aquino, Bernardo Dantas e Denise Levy

VIEW ALL