HOME»Newsletter SBPR»Newsletter SBPR - Dezembro de 2014

Newsletter SBPR - Dezembro de 2014

Geração de energia: o país precisa de opções viáveis para suprir a demanda energética nos períodos secos

O Brasil conta com uma matriz elétrica basicamente apoiada em usinas hidrelétricas. Entretanto, em época de falta de chuvas, mudanças climáticas e  novas exigências para a construção de reservatórios para as hidrelétricas, é preciso buscar opções viáveis para a geração de energia. Diferentemente dos projetos passados, as autoridades de licenciamento ambiental não aprovam hidrelétricas com reservatórios que acumulem reservas de água para os próximos anos, pois podem ocasionar a formação de grandes lagos em grandes extensões de terra.

O investimento nas fontes renováveis, tais como energia eólica ou energia solar, podem complementar, mas estão longe de suprir a demanda energética do país. Se o Brasil precisa de um grande parque térmelétrico para substituir hidrelétricas nos períodos secos, há que se investigar as opções para a geração de energia em larga escala. O Brasil possui grandes jazidas de carvão, cuja queima impacta bastante negativamente no meio ambiente. Óleo e gás também emitem gases poluentes na atmosfera, além de serem combustíveis que o país ainda importa, tornando impossível assegurar no longo prazo qualquer controle sobre os preços. Apesar da equivocada pressão por parte da população e ambientalistas, a energia nuclear desponta como a melhor opção para um parque térmico. A energia nuclear se mostra o melhor custo-benefício, uma vez que o Brasil tem urânio em abundância e logo contará com uma terceira usina em Angra dos Reis. Países como Estados Unidos, Inglaterra e Japão estão empreendendo novos esforços nas usinas nucleares. Talvez seja tempo do Brasil rever os seus conceitos e investir mais amplamente na geração da energia nuclear.

Fonte: Jornal O Globo
http://oglobo.globo.com/opiniao/usinas-nucleares-sao-uma-opcao-hidreletricas-14535082#ixzz3Is2JIHTJ

Nomeação de um brasileiro para chairman do Sistema de Informação de Exposição Ocupacional - ISOE

A SBPR, em nome de todos os seus associados parabeniza Marcos Amaral, membro da diretoria da SBPR, que foi nomeado chairman do programa de Sistema de Informação de Exposição Ocupacional (ISOE) referendando a indicação  da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O ISOE é um programa da AIEA e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), por meio de sua agência de energia nuclear (NEA), que se constitui em um fórum para os serviços de radioproteção e organismos reguladores de usinas nucleares. O programa abrange todos os países  participantes da OCDE e AIEA.

Como representante da AIEA na gestão do programa, Marcos Amaral tem como atribuições no ISOE a orientação no desenvolvimento das atividades de registro e análise das informações radiológicas ocupacionais das usinas nucleares, o desenvolvimento de atividades dos grupos de trabalho para projetos específicos e a condução de visitas de benchmarking internacional, além da coordenação de reuniões periódicas do ISOE. Como chairman-eleito em 2015 e 2016 e chairman em exercício em 2017 e 2018, Marcos pretende contribuir com a AIEA nas missões de cooperação e nas atividades de coordenação, ampliando a participação de alguns países e fomentando a inclusão de outros. Além disso, o novo chairman da ISOE buscará promover ações que forneçam ferramentas aos gerentes de proteção radiológica e organismos reguladores para antecipar as tendências de eventos e atuar na prevenção em suas instalações.Como exemplo, Marcos cita a inclusão no network do ISOE de um painel mundial de indicadores de eventos radiológicos,  correlacionando os de maior frequência percentual com as principais causas-raízes e contribuidores para a ocorrência dos eventos.

Além de membro do comitê diretor da SBPR, Marcos é o atual chefe da Divisão de Proteção Radiológica da Eletronuclear e integrante do núcleo organizador para o congresso internacional da IRPA, programado para 2016 na África do Sul. A nomeação de Marcos Amaral pela AIEA é motivo de orgulho para a SBPR, para a proteção radiológica e para o nosso País.

Fonte: Átomo Expresso - Eletrobras-Eletronuclear - 08/12/2014

Próximos eventos: atualize sua agenda!

2015 ISOE International ALARA Symposium
26 a 28 de maio de 2015 no Rio de Janeiro
O evento conta com o apoio da Eletronuclear e do IRD e é destinado aos profissionais da proteção radiológica e instalações nucleares. O simpósio oferecerá discussões em sessões plenárias e apresentação de trabalhos orais e pôsteres, além da oportunidade de uma visita técnica organizada para o último dia do evento. O idioma oficial do simpósio será o inglês. Os tópicos para envio de trabalhos cobrem todos os aspectos da implementação prática da proteção radiológica no que tange as exposições ocupacionais. Os resumos devem ser enviados até o dia 30 de janeiro de 2015 para o e-mail: ISOE2015@iaea.org.
Data limite para a submissão de resumos: 30 de janeiro de 2015
Para maiores informações acesse:
Isoe Network Website: http://www.isoe-network.net
ORPNET: http://www-ns.iaea.org/tech-areas/communication-networks/orpnet/default.asp

X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica
12 a 17 de abril de 2015 em Buenos Aires
O congresso será composto por conferências, palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos. A organização do evento conta com a representatividade brasileira nas figuras de Josilto de Aquino, vice-presidente do congresso, e Alfredo Lopes, que integra o comitê de suporte em nome da SBPR. O evento é uma oportunidade para a troca de experiências  e consolidação de pesquisas. Confira no site do congresso as áreas temáticas e envie seu resumo!
Nova data limite para a submissão de resumos: 19 de dezembro de 2014
Para informações sobre inscrições e áreas temáticas, acesse: http://www.irpabuenosaires2015.org/?page_id=378

Seja um associado SBPR

A SBPR é uma instituição científica e de representação profissional

Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).

Fundada em 1986,a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association  (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:      

  1. Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins.
  2. Promover a difusão dos critérios de radioproteção no que se refere ao emprego de fontes de radiações ionizantes nas diversas áreas.
  3. Promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. 

O presidente da SBPR, José Marcus de Oliveira Godoy, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Marcos do Amaral, Josilto de Aquino, Alfredo Lopes Ferreira Filho, Denise Levy e Bernardo Dantas

VIEW ALL