HOME»Newsletter SBPR»Newsletter SBPR - Janeiro de 2015

Newsletter SBPR - Janeiro de 2015

Biólogos de todo o mundo afirmam que energia nuclear é a ?mais verde?

Mais de 65 biólogos de todo o mundo assinam uma carta aberta defendendo o uso da energia nuclear. A carta, destinada à população em geral e particularmente à comunidade científica, será publicada em fevereiro próximo na revista científica Conservation Biology. O grupo de cientistas explica que a utilização de todas as energias disponíveis, incluindo a energia nuclear, pode contribuir para a defesa da biodiversidade e prevenção da extinção de espécies animais e vegetais. Isso porque, segundo esses especialistas, a energia nuclear é aquela que oferece menor impacto ambiental, uma vez que um pedaço de urânio do tamanho de uma bola de golfe equivale a 800 sacos de carvão do tamanho de elefantes, ou seja, esse pequeno pedaço de urânio seria capaz de fornecer a energia que uma pessoa comum usaria durante toda a vida.

Os signatários da carta pedem aos ativistas e grupos ambientalistas um reposicionamento diante da utilização da energia nuclear e da construção de novas centrais nucleares. É preciso ultrapassar o estigma negativo associado à energia nuclear e avaliar prós e contras baseados em provas objetivas. A energia nuclear tem comprovadamente emissão zero de dióxido de carbono na atmosfera e permitiria maior independência em relação à utilização de combustíveis fósseis, tais como carvão e petróleo, cuja queima impacta negativamente na atmosfera e contribui para o efeito estufa. A sociedade não faz o suficiente para conter as emissões, afirmam os cientistas.

A utilização de todas as formas de energia disponíveis deve fazer parte de uma estratégia de defesa da biodversidade. A sociedade precisa ser informada para se distanciar de concepções meramente idealistas do que é "verde". A futura política energética mundial deve considerar a preservação da biodiversidade, menores impactos ambientais e maior preservação de recursos naturais.

Fonte: Observador http://observador.pt/2015/01/05/biologos-de-todo-o-mundo-defendem-energia-nuclear-como-mais-verde/

Ministério das Minas e Energia prevê esgotamento do potencial hídrico para geração de energia entre 2025 e 2030

Desde o ano de 2012, diante da crescente demanda de energia elétrica, o Brasil recorre a fontes térmicas como carvão, gás, óleo diesel e combustível para complementar sua oferta de energia. Em um cenário de chuvas irregulares, as termelétricas já respondem por quase 30% da energia do país. A partir de 2025 a tendência é que essa porcentagem aumente cada vez mais. Com a previsão de esgotamento do potencial hidrelétrico brasileiro, a energia nuclear ganha um papel cada vez mais importante, enquanto recurso sustentável e eficiente. A ABEN aponta ainda como vantagens da energia nuclear “competitividade, estabilidade, disponibilidade e a garantia de suprimento de combustível, oferecida pela posse da 6ª maior reserva mundial de urânio, com potencial energético comparável ao pré-sal”. O Brasil precisaria de pelo menos oito novas usinas nucleares de 1.000 megawatts cada a partir de 2025 para suprir a crescente demanda por energia elétrica diante do esgotamento do potencial das hidrelétricas, alerta o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Antônio Miller, baseado em um estudo contratado pela entidade junto à Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Este e outros assuntos sobre as possibilidades e desafios para o desenvolvimento do setor nuclear, bem como os diversos usos da radiação para fins pacíficos, são temas do VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2015), que acontecerá nos dias 06 e 07 maio de 2015, no Rio de Janeiro. O SIEN, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), traz como roposta a criação anual de uma semana dedicada a debates e exposições de tecnologias em engenharia nuclear, política nuclear, indústria nacional, segurança, prevenção de riscos, mercado de trabalho, dentre outros. O VI SIEN e dois novos eventos – o Encontro Técnico em Engenharia Nuclear (1º ETEN) e a 1ª EXPO NUCLEAR (Feira de Tecnologia em Engenharia Nuclear) têm por objetivo reunir profisssionais de todo o setor nuclear, o que inclui a cadeia industrial, empresas operadoras públicas e privadas, pesquisas acadêmicas, associações profissionais e empresariais e órgãos governamentais. O intuito é aproximar profissionais atuantes em diversas áreas do setor nuclear para debater questões tais como Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e pesquisas futuras por meio de cooperação técnica. As vagas são limitadas a 200 participantes. Interessados podem solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail: inscricao.planeja@gmail.com ou ligar para o Atendimento ao Participante: (21) 2262-9401 / 2244-6211.

Brazilian Journal of Radiation Sciences convida à publicação de artigos para Edição Especial ?International Joint Conference RADIO 2014?

Notadamente o maior evento de Proteção Radiológica da América Latina em 2014, a International Joint Conference contou com a participação de 12 países e mais de 400 inscritos. Foram submetidos mais de 200 trabalhos de pesquisa pertencentes às mais diversas aplicações em Proteção Radiológica. Os trabalhos completos estão disponibilizados nos proceedings da Radio 2014, através do link http://www2.sbpr.org.br/radio2014/anais-radio2014.pdf.

Dada a qualidade dos trabalhos de pesquisa apresentados, a revista científica Brazilian Journal of Radiation Sciences convida os autores a publicarem seus trabalhos na Edição Especial “INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE RADIO 2014”. A Brazilian Journal of Radiation Sciences é destinada ao tema de aplicações das radiações ionizantes e não ionizantes, bem como das técnicas nucleares na indústria, na medicina e na pesquisa. Poderão ser submetidos até 28/02/2015 os artigos aprovados pela RADIO 2014 e que constem nos anais. Os trabalhos devem respeitar as normas de formatação da BJRS. Os autores devem submeter seus artigos por meio do website da revista. A BJRS reitera que outros artigos podem ser submetidos a qualquer momento e serão bem-vindos. Para maiores informações, acesse http://bjrs.org.br/revista/ 

Seja um associado SBPR

A SBPR é uma instituição científica e de representação profissional

Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).

Fundada em 1986,a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association  (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:      

  1. Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins.
  2. Promover a difusão dos critérios de radioproteção no que se refere ao emprego de fontes de radiações ionizantes nas diversas áreas.
  3. Promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. 

O presidente da SBPR, José Marcus de Oliveira Godoy, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Bernardo Dantas, Josilto de Aquino, Alfredo Lopes Ferreira Filho, Marcos do Amaral e Denise Levy

VIEW ALL