A SBPR tem entre seus objetivos a união da comunidade radioprotecionista, que inclui estudantes e profissionais da área, profissionais da medicina, da indústria, de organismos reguladores, entre muitas outras áreas de atuação. São também parte de nossa comunidade fornecedores de produtos e serviços para a radioproteção.
Por esta razão, em grandes eventos como a RADIO 2022, destinados ao fortalecimento da proteção radiológica, a SBPR convida empresas e instituições a integrarem o quadro de patrocínio dos eventos. Em sendo uma sociedade sem fins lucrativos, com poucas fontes de renda além das inscrições de seus associados, a SBPR conta com essa importante ajuda para tornar possível grandes ações em prol da disseminação do conhecimento e qualificação dos seus associados, como foi o caso da International Joint Conference RADIO 2022. Esta edição da RADIO contou com 430 inscritos, 4 plenárias, 3 salas simultâneas divididas por eixos temáticos,14 palestras, 20 mesas redondas e 45 apresentações orais, além de três cursos de atualização profissional, workshops e apresentação de 140 pôsteres. Um evento histórico ao lado dessas empresas que oferecem produtos e serviços à nossa comunidade.
A contrapartida da SBPR é oferecer uma oportunidade de ampliar o alcance da empresa e estreitar relacionamento com a comunidade, colocando sua marca em evidência. Como agradecimento a todos os patrocinadores por tornar possível essa ação em prol do desenvolvimento da comunidade radioprotecionista de todo o Brasil, a SBPR ofereceu este ano um stand virtual para além da RADIO 2022, para que nossos patrocinadores possam continuar a expor sua marca, apresentar seu trabalho e oferecer seus catálogos de produtos e serviços. A SBPR entende que o patrocínio corporativo é, não apenas um aporte financeiro necessário, mas também um importante instrumento de comunicação entre a comunidade. Prestigie os patrocinadores do evento que puderam e quiseram participar do nosso stand virtual e têm produtos e serviços a oferecer para o melhor desempenho dos profissionais e equipes que atuam na radioproteção. Clique aqui para conhecer o stand virtual dos nossos patrocinadores.
Estamos a menos de um mês de um dos mais importantes eventos de proteção radiológica da América Latina: o XII CONGRESO REGIONAL DE SEGURIDAD RADIOLÓGICA Y NUCLEAR X CONGRESO REGIONAL IRPA. O congresso se dará de 23 a 27 de outubro, em Santiago do Chile, abarcando 27 eixos temáticos para tratar sobre proteção radiológica, inovação e tecnologia e cultura de segurança. O evento conta com plenárias, mesas redondas, sessões técnicas e pôsteres.
Como os demais congressos regionais da IRPA, este evento promove também encontros de aproximação entre as sociedades da América Latina e Caribe, como a Reunião das Sociedades Pertencentes à IRPA, que se dará na segunda-feira, e a Reunião da FRALC, que ocorrerá na terça-feira, além de um jantar que reunirá todos os congressistas participantes dos países da região. A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, filiada ao IRPA e à FRALC participará desses dois encontros onde serão discutidas estratégias para a comunicação e aproximação das sociedades em toda a América Latina e Caribe.
MUitos brasileiros destacam-se por sua participação no evento IRPA Chile. Josilto de Aquino, presidente da SBPR, integra o Comitê Internacional do evento e integram ainda o comitê científico Alfredo Lopes Ferreira Filho, Denise Levy e Helen Khoury. O Brasil estará também representado na coordenação e palestras ministradas em diversas mesas redondas, além da expressiva representação na apresentações de trabalhos orais e pôsteres. Ainda é tempo de se inscrever! Nos vemos no chile!
A nossa Newsletter traz mensalmente entrevistas nas diferentes áreas de interesse para os radioprotecionistas. Em consonância com os esforços internacionais de comunicação com a sociedade, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica traz este mês a questão da disseminação da informação e aceitação pública da tecnologia nuclear. Lourdes Torres é argentina, cientista, mãe e educadora, entre muitas outras coisas. Uma profissional das ciências nucleares que desenvolveu um programa de formação para professores. Um assunto de grande interesse à comunidade, uma vez que a educação é a base da sociedade e os professores são os principais multiplicadores da informação diante das gerações jovens.
DENISE LEVY: Dra. Lourdes, além de seu trabalho no Centro Atômico de Bariloche, no reator RA-6 e como professora no Instituto Balseiro, você trabalha há alguns anos desenvolvendo cursos para alunos e professores, dos anos iniciais da escola primária aos anos finais do ensino superior. Qual foi o propósito e as estratégias empreendidas para esta importante iniciativa?
LOURDES TORRES: Sempre tive um gosto especial pela docência, assim que me formei comecei a trabalhar como professora de Matemática e Física em escolas de ensino médio e em institutos de formação de professores. E abordei especificamente a questão da radiação, radioatividade e as aplicações da energia nuclear em 2006 a partir de uma experiência pessoal. Quando meu filho entrou no jardim de infância, ele convidou um amiguinho para brincar na minha casa e a mãe não permitiu porque moramos no bairro do Centro Atômico de Bariloche onde está localizado um reator de pesquisa. Percebi que a sociedade não tem uma visão positiva da energia nuclear e suas aplicações e foi aí que surgiu o projeto Radiação na Vida Cotidiana. A estratégia consiste em centrar-se na comunidade educativa, tendo em conta que a formação de professores é um aspeto fundamental e que os professores são os principais multiplicadores e motivadores dos seus alunos. São realizados cursos para professores e professoras de todos os níveis, oficinas para alunos de nível médio, palestras em escolas, presença com estandes em feiras de ciências etc. O projeto também conta com atividades voltadas para o público em geral, como palestras e estandes em diversos eventos, como Tecnópolis ou a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.
DENISE LEVY: Você tem um livro publicado, de livre acesso ao público, que possui 17 sequências educativas com as diversas aplicações da radiação e da radioatividade. Como foi concebido e executado o projeto deste formidável Caderno para Professores?
LOURDES TORRES: O livro surgiu por dois motivos, um a pedido dos professores que realizaram os cursos de formação porque comentaram que não encontravam material sobre radiação, radioatividade e suas aplicações dedicadas especificamente ao trabalho em sala de aula e outro para obter a declaração de interesse do Ministério da Educação da Província de Río Negro que solicitou bibliografia específica sobre o tema, adequada às demandas curriculares de nível médio e fundamental. De ambas as situações comecei o livro, com base nos recursos pedagógicos que havia elaborado para os cursos e atividades do projeto. Além disso, convidei professores a participar como colaboradores contribuindo com a elaboração de sequências didáticas para o livro. Como resultado deste convite, “Radiação na vida cotidiana – Guia para professores” tem 17 sequências didáticas, generosamente cedidas por mais de 30 professores, a partir do nível inicial de formação de professores. Ressalta-se que o livro foi feito ad honorem por todos os participantes e pode ser baixado gratuitamente no repositório institucional do Instituto Balseiro. Foi apresentado na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires em maio de 2019 e atualmente conta com mais de 20.000 downloads, principalmente da Argentina e da América Latina.
DENISE LEVY: Durante a pandemia, você continuou trabalhando na disseminação da informação, de forma criativa e assertiva, com a criação de um canal no YouTube que hoje conta com 30 vídeos e 588 inscritos. Quais os desafios e conquistas desta iniciativa?
LOURDES TORRES: O ano de 2020 com a pandemia e o isolamento social, preventivo e compulsório, levou o sistema educacional a modificar seu funcionamento tradicional e começar a realizar suas atividades virtualmente. Nesse contexto, para dar continuidade às atividades do projeto Radiação na Vida Cotdiana, desenhei novas atividades de cunho virtual, entre elas um canal no YouTube. Em meados de 2020 foi publicado o primeiro vídeo e a partir de então vários professores entraram em contato sugerindo temas para novos vídeos para uso em suas aulas como material pedagógico. Os objetivos para a concepção deste material foram vídeos curtos, divertidos e com linguagem acessível, mantendo o rigor científico dos temas abordados. Destinam-se principalmente ao nível primário e secundário e têm uma duração média de 4 minutos. Eles abordam questões de Física Nuclear, Radiação e Radioatividade, Aplicações da energia nuclear, Fissão Nuclear etc. Todos os vídeos do canal foram feitos ad honorem, seguindo a temática do livro. Atualmente o canal conta com 30 vídeos e mais dois serão publicados nos próximos dias para completar o tema da Fissão Nuclear.
Lourdes Torres é engenheira eletrônica formada pela UTN, especialista em aplicações tecnológicas da energia nuclear e doutora em ciências da engenharia formada pelo Instituto Balseiro. Pesquisadora da Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA) e participou da Área de Neutrônica dos projetos AtuchaII e CAREM. Atualmente trabalha no projeto de instalações para o reator de pesquisa RA-6. Diretora dos projetos “Aplicações de Reatores de Pesquisa” e “Radiação na vida cotidiana”. Professora da carreira de engenharia nuclear do Instituto Balseiro e da Faculdade de Física da UNRN. Membro do comitê executivo da WIN Global. Membro do comitê editorial da EDIUNC.
Para saber mais
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Conforme estabelecido em assembleia de 08/12/20, a anuidade da SBPR tem redução de 25% para o ano de 2021. A nova diretoria da SBPR propôs uma redução expressiva no valor da cota associativa uma vez que em 2020 a mesma havia sofrido um reajuste de 100% em relação ao ano anterior (valor para associados efetivos: R$60,00 em 2019 e R$120,00 em 2020). Na referida assembleia, o presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino explica aos presentes que:
Após deliberação em assembleia, fica instituída a anuidade de R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes.
Salientamos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, João Carlos Videira José (Catalão), Alfredo Lopes Ferreira Filho e Nivaldo Carlos da Silva.