Desde 13 de junho de 2016 o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes-LMRI-DEN/UFPE teve auditoria de acreditação pelo INMETRO e passou a fazer parte da RBC, Rede Brasileira de Calibração que reúne Laboratórios de Calibração Acreditados (Rede Brasileira de Calibração - RBC). A Profa. Dra. Helen Khoury, coordenadora do LMRI-DEN/UFPE, é ex-presidente da SBPR e atual membro do conselho deliberativo da SBPR. Em entrevista à nossa Newsletter, a Profa. Helen fala sobre a importância da Acreditação, que assegura qualidade e confere credibilidade diante do mercado e público externo.
O Laboratório presta serviços à comunidade desde 1997 no setor de calibração de monitores de radioproteção. Desde então, os serviços de calibração são executados para indústrias, hospitais, clínicas e universidades de todo o país que utilizam radiações ionizantes nos seus processos. Durante todos esses anos, o laboratório investiu em uma crescente Política de Qualidade, com melhorias contínuas e sustentáveis e o compromisso de constante atualização científica e tecnológica, buscando oferecer qualidade, segurança e confiabilidade.
A acreditação é uma poderosa ferramenta, que tem por objetivo primeiro o reconhecimento formal da máxima competência na prestação de serviços de uma organização, reforçando a confiança do público nos serviços prestados. A SBPR parabeniza a todos os envolvidos por esta importante conquista!
Na foto ao lado, alguns momentos do evento realizado no dia 29 de setembro em comemoração à acreditação do laboratório pela Cgcre do INMETRO. O evento contou com a palestra do Dr. Peter Bode, da Delft University of Technology - Holanda, intitulada Quality management in research and Development.
Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes-LMRI-DEN/UFPE: http://www.grupodoin.com/serv_calibracao.htm
Sistema de Consulta aos Escopos de Acreditação dos Laboratórios de Calibração Acreditados: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/
Os desafios para gerar inovações, a transferência do conhecimento científico em metrologia e as demandas dos laboratórios de calibração frente às exigências comerciais e novas tecnologias são alguns dos temas em pauta de 21 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro, durante o III Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes. Especialistas vão debater sobre metrologia de raios-X e gama, nêutrons, radionuclídeos, metrologia ambiental e sobre saúde e qualidade. O evento é realizado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) em parceria com a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As medições na área de radiação devem prover garantias, confiança para o consumidor, de que ele tem o melhor em termos de serviços. Novos e melhores processos e produtos também elevam a competitividade do país, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A atuação em metrologia promove níveis adequados de segurança, além de dar suporte a medições na áreas de saúde, indústria, meio ambiente, agricultura, geração de energia, entre outras. “Por isso, se torna fundamental a pesquisa e a transferência do saber, bem como valorizar a vertente de formação dos novos profissionais e a importância da pesquisa e ensino nessa área”, explica o presidente do CBMRI, José Guilherme Pereira Peixoto, do IRD.
Haverá sessões de pôsteres e apresentação de trabalhos científicos e um curso voltado a revisores de artigos sobre ferramentas para aprimorar o trabalho desses profissionais. Os melhores trabalhos serão selecionados para publicação em revista indexada e o melhor na categoria Jovem Cientista receberá premiação. Para conhecer as áreas temáticas e se inscrever, é preciso entrar no site cbmri.org.br. O congresso conta com o apoio da SBPR, além de outras sociedades científicas, além de Capes e CNPq. Tem o patrocínio da Abacc, Metrobrás e MRA.
Texto enviado por Lilian Bueno – Assessoria de Comunicação IRD/ CNEN-RJ
A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações (SPPCR), ambas entidades afiliadas da International Radiation Protection Association (IRPA), se uniram para organizar o International Joint Conference RADIO 2017 em conjunto com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI) e a Federación de Radioprotección de America Latina y el Caribe (FRALC). A Conferência será presidida pelo Dr. Cristóvão Araripe Marinho, que aceitou o convite da Diretoria da SBPR.
O evento reunirá em Goiânia–Go o V Congresso de Proteção contra Radiações dos Países de Língua Portuguesa, o VII Congresso Internacional de Radioproteção Industrial e o V Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica. O objetivo é reunir profissionais ligados à Proteção Radiológica em um encontro destinado a realizar debates e promover a troca de experiências relacionadas às aplicações das radiações ionizantes na indústria, na medicina e na pesquisa. Em especial, o evento colocará em foco as lições aprendidas após 30 anos do acidente com Césio-137 em Goiânia, o qual figura hoje como o maior acidente radiológico urbano da humanidade e que serviu e serve de estudo de caso para os planejamentos de emergência relacionados a emergências radiológicas em áreas urbanas densamente povoadas. A expectativa da SBPR é reunir um público de toda a América Latina e Países de Língua Portuguesa, além de cientistas, pesquisadores e especialistas em segurança radiológica e defesa de diversos países.
Em paralelo ao Congresso, serão realizados minicursos que visam proporcionar uma atualização e reciclagem dos conhecimentos dos profissionais ligados à área de radioproteção, principalmente nas aplicações médicas e industriais, com foco na prevenção de acidentes e na preparação e resposta a possíveis situações de emergência. O programa do evento consistirá de conferências convidadas, mesas redondas, sessões temáticas com apresentação de trabalhos e sessão de pôsteres.
Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).
Fundada em 1986,a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
O presidente da SBPR, José Marcus de Oliveira Godoy, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Alfredo Lopes Ferreira Filho, Denise Levy, Josilto de Aquino, Marcos do Amaral e Bernardo Dantas.