Prepare-se para o maior evento de proteção radiológica da América Latina! Por ocasião dos 30 anos do acidente radiológico de Goiânia, a 17ª edição da RADIO será realizada na cidade de Goiânia. Uma oportunidade para compartilhamento de experiências sobre as lições aprendidas, o intercâmbio de informações, o conhecimento das pesquisas mais recentes no Brasil e no mundo e debates sobre as perspectivas futuras. A RADIO 2017 brindará os congressistas com palestras e mesas redondas com a participação de profissionais renomados do Brasil e do exterior. O evento contará também com a apresentação de trabalhos nas formas oral e pôster, abrindo oportunidades para a consolidação de pesquisas e oportunizando a parceria entre instituições. A SBPR sabe que eventos são excelentes oportunidades para aprimoramento profissional, por esta razão a organiação da RADIO oferecerá também diversos cursos de atualização.
Fique de olho: a pedido de muitos colegas, a data-limite para envio de resumos foi prorrogada para 15 de maio de 2017! Ainda há tempo para preparar o seu resumo. Fque de olho nas regras e critérios que serão observados no processo de avaliação dos Resumos e Resumos Expandidos que serão submetidos ao Comitê Científico da RADIO 2017:
Confira os detalhes do evento em: http://www2.sbpr.org.br/radio2017/pb/
A Sociedade Peruana de Radioproteção promove o evento. O programa é composto por cursos, sessões técnicas e conferências. Uma oportunidade para a integração entre profissionais da América Latina e do mundo, discutindo a situação atual e ações para reforçar a proteção radiológica dos pacientes e trabalhadores, discutir a melhora em segurança e qualidade em relação aos procedimentos radiológicos em medicina e ajudar a melhorar o diálogo entre o público e a comunidade científica, no que diz respeito a riscos e benefícios para pacientes e público em geral, além de outros importantes temas que serão apresentados e discutidos. O evento conta com o apoio de diversos organismos internacionais e inclusive apoio financeiro da AIEA para a apresentação de alguns papers secelionados pelo comitê científico para apresentação oral. Para apresentar sua pesquisa ou para assistir ao Simpósio, o evento promete uma excelente oportunidade para intercâmbio de informações, atualização profissional e construção de novos conhecimentos. Preços reduzidos para os participantes que providenciarem suas inscrições até 20 de maio.
Fique de olho: Se você vai ao simpósio, sugerimos alguns dias a mais na bela Arequipa. A cidade é conhecida por ser um dos mais expressivos exemplos da colonização espanhola no país. A famosa "Cidade Branca" guarda uma arquitetura única, com seus casarios construídos em silla. Os tesouros arqueológicos são outra atração que fazem de Arequipa um dos locais mais interessantes do Peru. A cidade foi nomeada "Patrimônio da Humanidade" pela UNESCO!
Confira informações completas, programa científico e cursos de atualização em: http://www.sprperu.org/simposio2017/
Com o tema "Radioisótopos e Luz em Saúde: integrando competências e inovações em Biociências", o congresso tem por objetivo integrar pesquisas com radiações ionizantes e não ionizantes para diagnóstico e terapia com abordagem multidisciplinar, envolvendo Biologia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Química e Física. Serão apresentadas potenciais pesquisas com radioisótopos a ser produzidos pelo Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) ou em cíclotrons, com destaque para materiais nanoestruturados. Será possível comparar eficiência e segurança entre tecnologias ópticas, radiológicas, mecânicas e alternativas. O evento contará com conferências, mesas redondas, minicursos para aprimoramento profissional e oficinas, além do Simpósio “Técnicas para controle populacional de mosquitos vetores Aedes aegypti”, que acontecerá durante o evento. Confira alguns destaques do congresso:
Fique de olho: descontos em inscrições e envio de resumos até 31 de maio. Programa completo, resumos de palestras e informações sobre o envio de resumos estão disponíveis em www.sbbn.org.br.
Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
O presidente da SBPR, Marcos do Amaral, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Josilto de Aquino, Bernardo Dantas e Alfredo Lopes Ferreira Filho.