Open Access Week é um evento de abrangência mundial que acontece anualmente na última semana de outubro. Em diversos países do mundo são promovidos seminários, palestras e anúncios de novas bases de dados que diponibilizam seus arquivos em caráter aberto ou livre para expandir e incentivar o acesso a todos os tipos de publicações científicas, incluindo artigos científicos, anais de conferências e congressos, teses, capítulos de livros e materiais de interesse para profissionais e pesquisadores.
Este ano, durante a 9ª Semana Internacional Open Access, realizada de 24 a 30 outubro, sob o tema "Open in Action", os organizadores incentivam ações concretas para promover e ampliar o acesso aberto à disponibilização online da informação científica em todas as áreasa do conhecimento. O INIS é uma das iniciativas que participaram e apoiaram a Open Access Week 2016.
Na área da tecnologia nuclear, o INIS (International Nuclear Information System) é a base mais completa sobre as aplicações pacíficas das ciências nucleares. Trata-se de um sistema integrado, coordenado pela Agência Internacional e Energia Atômica, que conta com a colaboração de mais de 150 países. A base oferece mais de 350.000 documentos completos como artigos, documentos, relatórios técnicos, anais de eventos e teses, dentre outros. O INIS é um exemplo de uma iniciativa bem sucedida que promove ações concretas disponibilizando milhares de documentos e tornando possível o amplo acesso à informação técnico-científica na área da tecnologia nuclear.
Para maiores informações acesse:
http://www.openaccessweek.org/
https://www.iaea.org/inis/
Conforme edital disponível no site da SBPR, a Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica foi realizada no dia 20 de outubro de 2016, no Rio de Janeiro, por ocasião do Eighth International Symposium of Naturally Occurring Radioactive Material – NORM VIII. A sessão foi presidida pelo associado Prof. Dr. Fernando Roberto de Andrade Lima (CRCN-NE/CNEN, PE), membro do Conselho Deliberativo da Sociedade. Com a presença de vinte e um associados, foram eleitos por unanimidade uma nova Diretoria e oito novos membros para o Conselho Deliberativo. Para a Diretoria foram eleitos:
Compõem a Chapa eleita também os seguintes Secretários Regionais e Temáticos, secretarias referendadas pela assembleia e Conselho Deliberativo:
Os 05 (cinco) candidatos mais votados para o Conselho Deliberativo, eleitos, portanto, para, junto com o Ex-presidente, compor o Conselho no quadriênio 2016-2020, foram:
Até a próxima eleição em 2018, permanecem os seguintes membros do Conselho Deliberativo, quadriênio 2014-2018:
• Adriano Oliveira Goulart (Phymed, RS);
• Helen Jamil Khoury (DEN-UFPE, PE).
Para substituir, até 2018, os membros eleitos em 2014, Denise Levy (Ômiccron, SP), Fernando Roberto de Andrade Lima (CRCN-NE, PE) e Lucas Gomes Padilha Filho (UFRJ, RJ), que passam a integrar a chapa eleita, foram indicados os seguintes associados:
Ao final da assembleia, o presidente da sessão, Prof. Dr. Fernando Roberto de Andrade Lima, proclamou o resultado e declarou empossada a Diretoria.
Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).
Fundada em 1986,a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
O presidente da SBPR, Marcos do Amaral, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, Alfredo Lopes Ferreira Filho, Josilto de Aquino e Bernardo Dantas.