O Simpósio Internacional NORM VIII aconteceu de 18 a 21 de outubro de 2016 no Rio de Janeiro. Presidido pela Dra. Dejanira da Costa Lauria, do IRD-CNEN, o evento contou com a representatividade da SBPR no comitê organizador e no comitê científico.
O Simpósio NORM VIII é o oitavo de uma série que foi iniciada na Holanda em 1997, seguida pela Alemanha em 1998, na Bélgica, em 2001, Polônia, em 2004, na Espanha, em 2007, Marrocos em 2010 e China em 2013.
A página oficial do evento explica a importância da questão NORM no Brasil: "O Brasil detém um dos maiores patrimônios minerais do planeta e é importante produtor e exportador de minérios e concentrados de alta qualidade. As atividades econômicas ligadas à mineração e transformação mineral corresponderam a mais de 5,2% do PIB e são essas atividades econômicas que ocasionalmente se deparam com o problema NORM. Existem cerca de 8 mil empresas de mineração em atuação no Brasil, muitas delas podendo produzir NORM. É um número extremamente significativo que salienta a propriedade de discutir soluções práticas para aquelas indústrias que produzem NORM, soluções que permitam o gerenciamento eficaz do ponto de vista da proteção radiológica, tanto para a força de trabalho, quanto para o ambiente e para os rejeitos gerados."
Com a presença de 127 brasileiros e 52 estrangeiros, o evento foi marcado pela presença de 11 palestrantes convidaados, 51 apresentações orais e 68 apresentações de pôsteres. Durante esses 4 dias, estudantes e profissionais da indústria, da academia e representantes de organismos reguladores compartilharam experiências, discutiram os progressos realizados, analisando em profundidade os desafios atuais nas questões NORM e futuras oportunidades.
Confira no vídeo ao lado alguns momentos deste importante evento!
VOLTAR