A SBPR promoveu o Seminário Sobre Irradiação de Alimentos - Tecnologia e Inovação na Mesa dos Brasileiros, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sua Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO). O evento contou com o apoio institucional da EMBRAPA, da CNEN, do IPEN, do IRD, do CRCN-NE, da ABENDI e do Woman in Nuclear - Brazil.
Entre os dia 14 e 15 de setembro, o seminário contou com 1.413 inscritos, incluindo técnicos, profissionais e estudantes das áreas das aplicações das radiações ionizantes; profissionais e estudantes da área de alimentos; profissionais da indústria e do agronegócio; e servidores dos órgãos reguladores e fiscalizadores do Brasil. Para os profissionais e estudantes da área nuclear, o evento foi uma oportunidade de formação continuada, levando ao público uma programação completa e diversificada. Na fotografia, o comitê organizador na mesa de encerramento do evento: Dra. Anna Lucia C. H. Villavicencio do IPEN (que presidiu o evento), Denise Levy da SBPR e Andréa Figueiredo Procópio de Moura do MAPA.
Um diferencial deste Seminário foi a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, levando ao público informações sobre proteção radiológica, fundamentos sobre a irradiação de alimentos, aceitação pública, experiências internacionais, soluções e investimento em irradiadores, e licenciamento das instalações radiativas. A primeira mesa, destinada à comunicação sobre proteção radiológica, foi inteiramente apresentada por membros da diretoria e conselho da SBPR: Denise Levy (SBPR), Danila Carrijo da Silva Dias (WIN Brasil e SBPR), Jaqueline Calabria (DRS/CNEN e SBPR); Alfredo Lopes Ferreira Filho (IRD e SBPR) e Evelise Gomes Lara (Amazul e SBPR). O presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino (CNEN e SBPR), ministrou a conferência sobre licenciamento e autorização de funcionamento das instalações para irradiação de alimentos. Foram ao todo 20 horas em dois dias de evento, com a presença de 25 renomados palestrantes nacionais e internacionais. O seminário temático, articulando proteção radiológica à técnica da irradiação de alimentos, foi um sucesso com repercussão positiva na mídia. Confira algumas das matérias: