A décima sexta edição do congresso internacional IRPA foi realizada em Orlando (Flórida) de 7 a 12 de julho de 2024. Sob a temática “Radiation Harmonization – Standing United for Protection“, o congress ofereceu 5 dias de palestras, mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, com especialistas de destaque que enriqueceram o evento trazendo contribuições para as diferentes áreas da Proteção Radiológica. O evento reuniu profissionais de destaque de diferentes partes do mundo, promovendo mesas e debates em um enriquecedor clima de troca de experiências.
A valorização do jovem profissional, com o incentivo à educação STEM e retenção de jovens talentos para o fortalecimento da radioproteção, foi uma temática amplamente discutida em palestras e mesas redondas. Um dos momentos de destaque foi a homenagem aos jovens pesquisadores e entrega da premiação, valorizando os trabalhos inovadores de jovens radioprotecionistas de até 35 anos. Gabriel Dupont, da Sociedade Francesa de Radioproteção, ganhou o 1º prêmio com o trabalho: “Calibração de medidores e dosímetros de levantamento radiométrico sem utilização de fonte radioativa”.
A SBPR brilhou no evento em Orlando, reunindo a maior delegação da América Latina e a oitava maior entre as 53 sociedades de proteção radiológica afiliadas à IRPA. Além disso, a diretora Denise Levy representou com orgulho a FRALC, reforçando ainda mais nossa presença no cenário internacional. A SBPR também participou do Fórum das Sociedades e da Assembleia Geral da IRPA, onde apresentou a candidatura do Brasil para acolher o IRPA 18, que será em 2032, juntamente com a China, Malásia e Austrália, sendo esta última eleita para sediar o evento em 2032. As expectativas estão agora voltadas para a próxima edição do IRPA Internacional, que acontecerá na Espanha em 2028 e promete ser um evento de excelência!
Prepare-se para o maior evento de proteção radiológica do Brasil! A RADIO 2024 acontecerá de 14 a 18 de outubro no Rio de Janeiro. Como nas edições anteriores, a RADIO 2024 conta com um amplo leque de eixos temáticos, de forma a contemplar as diferentes áreas e interesses da comunidade radioprotecionista:
O congresso recebe apoio institucional IRPA e FRALC, além de importantes empresas e instituições parceiras que patrocinam este importante evento. A programação deste evento está imperdível, com conferências de interesse geral e sessões simultâneas nas áreas da medicina, indústria, NORM, e ciclo do combustível, entre outras. A RADIO 2024 contará com a participação de grandes especialistas e autoridades nacionais e internacionais, proporcionando uma oportunidade única de network, aprendizado, compartilhamento de experiências e aperfeiçoamento profissional.
Os trabalhos científicos da RADIO 2024 serão recebidos na forma de RESUMO, conforme normas no template disponibilizado no site do evento. Incentivamos todos os leitores a enviarem seus resumos até o dia 15 de agosto, lembrando que associados da SBPR têm significativa redução nos valores da inscrição!
Clique aqui para envio de resumos
Clique aqui para website do evento
Fundado em maio de 2010, o Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco é uma iniciativa inovadora do Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear (GDOIN) do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE. Concebido como um espaço educativo para a disseminação do conhecimento científico, o Museu de Ciências Nucleares oferece uma experiência interativa que une entretenimento e cultura, com o objetivo de modernizar e aprimorar o ensino de ciências. Seu acervo fascinante inclui objetos e coleções antigas e novas, painéis, vídeos, fotos e maquetes, tornando cada visita uma aventura pelo mundo da ciência.
Com 1.000 m² de espaço expositivo, o museu já acolheu mais de 50.000 visitantes, entre escolas e público geral, despertando curiosidade e paixão pelo conhecimento.
Para comemorar seus 14 anos de sucesso, o Museu de Ciências Nucleares inaugurou, em 26 de junho de 2024, uma nova ala com temas emocionantes sobre aplicações na agricultura, arqueologia e muito mais, especialmente voltada para inspirar jovens a se interessarem pela área nuclear. A inauguração contou com a presença ilustre do presidente da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli, que enriqueceu o evento com a palestra "P, D & I no Setor Nuclear - Perspectiva para uma Cooperação Multi-Institucional".
A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica parabeniza toda a equipe do MSC por esta importante conquista e pelo excelente trabalho de comunicação com a sociedade. Que venham muitos mais anos de sucesso e descobertas!
Clique aqui para assistir ao video comemorativo dos 14 anos do MCN
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Para incentivar e possibilitar a associação de todos os radioprotecionistas, em 2024 a SBPR mantém o mesmo valor de anuidade dos anos anteriores, a saber: R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Lembramos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, João Carlos Videira José (Catalão) e Marcela Morais.