A SBPR investe no fortalecimento de laços institucionais, no intercâmbio de conhecimentos entre especialistas e na união de forças entre os diferentes protagonistas na área nuclear. A colaboração mútua permitirá aprimorar as práticas de segurança, tornando a radioproteção um pilar fundamental para a indústria nuclear no Brasil, fortalecendo a confiança e a inovação no setor. O mês de setembro foi marcado por importantes encontros para a SBPR.
No dia 25 de setembro, o presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino, e o Secretário-Geral, João Carlos Catalão, visitaram a ABDAN e se reuniram com o presidente Dr. Celso Cunha. A reunião abordou temas voltados à promoção do programa nuclear brasileiro, combate à radiophobia e à Conferência RADIO 2024. O encontro reforçou a colaboração entre as instituições para fortalecer o setor nuclear e promover um diálogo sobre inovação e segurança, visando o desenvolvimento sustentável da energia nuclear no Brasil.
No dia 26 de setembro, reuniram-se: o presidente da SBPR, Dr. Josilto de Aquino, o secretário geral João Carlos Catalão e o presidente da Conferência RADIO 2024, Alfredo Lopes Ferreira, com o Deputado Federal Julio Lopes, presidente da Frente Parlamentar Nuclear. A SBPR teve a oportunidade de expor que a radioproteção é vital para garantir a segurança dos trabalhadores em instalações nucleares e radiativas, minimizando riscos à saúde e promovendo um ambiente de trabalho seguro. Além disso, práticas eficazes de radioproteção aumentam a credibilidade da indústria, facilitando a aceitação pública. O desenvolvimento de programas de treinamento e a criação de normas alinhadas com padrões internacionais são essenciais para qualificar profissionais e assegurar que as melhores práticas sejam seguidas. Na ocasião, o deputado foi convidado para a abertura da Conferência Internacional RADIO 2024, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro de 2024, no Windsor Barra, Rio de Janeiro, o que foi prontamente aceito.
A SBPR segue trabalhando para o fortalecimento da radioproteção no nosso País. A promoção de pesquisa e desenvolvimento na área de radioproteção contribui para a melhoria contínua da segurança e eficiência nas operações nucleares. Campanhas de educação e conscientização são necessárias para informar tanto o público quanto os profissionais sobre a importância da radioproteção. Facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas ajuda a aprimorar as práticas de segurança, tornando a radioproteção um pilar fundamental para a indústria nuclear no Brasil, fortalecendo a confiança e a inovação no setor.
Está chegando o maior evento de proteção radiológica do Brasil! A RADIO 2024 acontecerá de 14 a 18 de outubro no Rio de Janeiro. Como nas edições anteriores, a RADIO 2024 conta com uma programação incrível que atende as diferentes áreas e interesses da comunidade radioprotecionista. Confira e anote na sua agenda.
A RADIO 2024 contará com a participação de grandes especialistas e autoridades nacionais e internacionais, que brindarão os participantes em 5 importantes plenárias:
A RADIO ainda conta com cursos de atualização profissional e o X Congresso Brasileiro de Metrologia, que acontecerá na sala laranja, com uma programação intensa e exclusiva. Confira o website do evento e prepare-se!
A SBPR é uma importante protagonista no cenário latinoamericano, colaborando para o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento da radioproteção em âmbito regional. Confira algumas das ações conjuntas com outras sociedades da América Latina.
A participação da Dra. Denise Levy, vice-presidente da FRALC e diretora do comitê de comunicações, com a edição de publicações trimestrais de especialistas pertencentes a diferentes sociedades. A ação é um esforço conjunto para implicar presidentes de 18 associações no compartilhamento de conheciemnto entre comunidades de diferentes países com um objetivo comum: o fortalecimento da proteção radiológica.
A participação do Dr. Josilto de Aquino, presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica em ações conjuntas, levando conhecimento aos colegas de língua espanhola. Assim aconteceu no último dia 23 de setembro, durante a Primeira Jornada Virtual de Protección Radiológica, promovida pela Asociación Guatemalteca de Protección Radiológica. O Brasil brilhou nesta Jornada, que teve como objetivo principal fomentar a troca de experiências entre especialistas das diferentes sociedades.
Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:
Para incentivar e possibilitar a associação de todos os radioprotecionistas, em 2024 a SBPR mantém o mesmo valor de anuidade dos anos anteriores, a saber: R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Lembramos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país.
Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe
O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, João Carlos Videira José (Catalão) e Marcela Morais.